quarta-feira, 23 de maio de 2012


           Atividade realizada na turma de 3º ano do ensino médio, da E.E. M. Flávio Ponte- Pajuçara-CE.
A atividade de retextualização é uma atividade bastante rica, pois favorece ao professor a percepção de atitudes tomadas pelos/as aluno/as diante de um mesmo texto: escolha do narrador, tempo verbal, destaque dado aos temas etc.
            Trabalhamos com o áudio do livro Sem açúcar, com afeto, de Telma Guimarães Castro Andrade. Segundo apresentação da autora, esse material faz parte do Projeto Compartilhar o qual se mostra como uma possibilidade real para a construção conjunta de uma sociedade mais justa, com cidadãos mais solidários e participativos. Temas abordados na obra: separação de pais, a condição de filhos de pais separados, doenças que as crianças enfrentam e a capacidade de superação das crianças.
           Você deve se perguntar por que trabalhei esse áudio no 3º ano do ensino médio, talvz fosse melhor abordar isso só no fundamental I, mas trabalho na formação da cidadania. Acredito que leitura e escrita precisam refletir isso. Do contrário, teremos atividades vazias.
         Veja como o resultado ficou interessante!!!!
 
Separação
       Meu nome é Clarinha, eu morava com meus pais.Eles viviam brigando e se separaram devido ao ciúme da minha mãe.Ele saiu de casa e alugou um apartamento. Minha mãe tinha muito ciúme dele com a vizinha e ele resolveu ir embora.
      Outro dia, saí com meu pai,fomos numa loja comprar biquinis para mim,e a vizinha chegou com sua filha,falou com meu pai,  depois me comprimentou:
     -Oi, Clarinha,  tudo bem? Você está linda!!!
     Respondi:
     -Obrigada!
     Fiquei perto do meu pai,pedi algums biquinis a moça da loja e fui no provador,quando chegou a filha da vizinha e entrou numa cabini,  fui olhar e ela estava colocando uma coisa na barriga,fiquei assustada e chamei meu pai.Ele me explicou que ela era diabética e estava aplicando insulina.
     Fomos para casa,  chegando lá,  fiquei no salão de jogos. Paula chegou e brincamos bastante.  Ela me contou que ia pra meu colégio e ficamos amigas.
     Quando fui para casa,  minha mãe falou que iria fazer um aniversário para mim,então resolvi falar logo da minha amizade com a Paula. No começo,  ela não gostou, mas depois aceitou.
      Minha mãe começou a namorar, e meu pai estava namorando a mãe da Paula, nós nos tornamos grandes amigas.

Débora Késsia Santiago de Sousa         3º F                


 
Uma amizade que surge das diferenças.


          A vida de Clarinha está sendo conturbada, pois seus pais estão vivenciando uma crise no casamento,  sua mãe tem ciúme excessivo do  pai com a vizinha Eduarda a qual tem uma filha que se chama Paula. Clarinha diz não gostar muito das duas, por achar que o pai gosta de Eduarda e irá deixar a mãe por ela.
        Certo dia, Carlos levou  Clarinha para passear no shopping. Os dois estavam divertindo-se muito, quando de repente ela vê a Eduarda e sua filha, fica muito chateada, logo depois o  pai também as vê e vai falar com elas.
       - Oi! Tudo bem?
       Eduarda responde:
      - Tudo sim, viemos aqui para comprar umas coisinhas. E vocês?
      Carlos responde:
      - Nós estavamos passeando e a Clarinha pediu que parassemos nessa lojinha para comprar umas roupas.
        Clarinha sai de dentro do provador para escolher mais roupas e quando vai retornar, entra no provador errado, onde Paula estava. Clarinha estranha, ao vê-la aplicando uma injeção na barriga. Paula tenta se esconder, mas Clarinha insiste em saber o que está acontecendo e pergunta:
       - O que você está fazendo?
       Paula responde:
       - Eu sou diabética e tenho que fazer isso todo dia.
      Clarinha fica curiosa e procura saber mais sobre ela. Aproveita para perguntar se a mãe dela estava namorando seu pai, ela responde que não. E a partir de então, elas passaram a se conhecer melhor e com o tempo surge uma grande amizade.

Vanessa Nobre
3º F

 
Amizade
       Meu nome é Paula, acabamos de nos mudar, moro com minha mãe, que se chama Eduarda, sou filha única. Eu tenho diabetes. Por causa disso, certo dia passei mal, se não fosse o vizinho,  teria morrido. Depois que ele me socorreu, ficou conversando com minha mãe.          
       No outro dia, ele levou sua filha lá em casa,ela se chama Clarinha,quando me viu ficou assustada,e falou:
-       O que você está fazendo?
        Eu respondi:
       -Estou aplicando a insulina, porque tenho diabetes, então todos os dias tenho que aplicar com agulha.Depois Clarinha ainda assustada sem entender saiu e foi falar com o pai,ele a explicou tudo.
       - Minha mãe me matriculou na escola que Clarinha estudava, na mesma sala. Ela  me perguntou algumas coisas estranhas,e depois me perguntou o que realmente queria:
      -Paula o meu pai está namorando com sua mãe?
     -Não,mas eu gostaria.
     Então,  me explicou que seus pais estavam se separando,agora eu entendi,  porque estava tão nervoso quando saiu de minha casa no dia que me socorreu.Clarinha me convidou para sua festa de aniversário que iria acontecer no salão do prédio.
      Minha mãe começou a namorar com o pai dela,e a mãe dela também arrumou um namorado.
      Eu e Clarinha viramos grandes amigas.


                                                  Natalia Henrique do Nascimento    3 º F    
 

6 comentários:

  1. bem,o tema sobre separaçao e como se constuio uma amizade no meu dessa confusao.

    ResponderExcluir
  2. Amizade
    O tema é separação e amizade.
    Tipo de narrador: 1° pessoa
    Lugar: Na casa da Paula e na escola
    Crítica: O comportamento dos adultos em relação a separação.

    Débora Késsia - Odilon Ribeiro - Natalia Henrique

    ResponderExcluir
  3. Os textos das alunas Debora e Natalia ambos os temas falam sobre a amizade de clara com Paula!!! O da Natalia o narrador é 1° pessoa e o da Debora é em 3° pessoa. ambos os textos o local é no shopping e no apartamento a onde elas moram!!! A crtica é a quetão do ciumes obsesivo, pois temos que reconhecer quando uma relação está desgastada é assim deixar o espaço livre para a outra pessoa ser feliz com outra!!!

    ResponderExcluir
  4. os dois textos abordao o tema da amizade de duas meninas com muitas deverencar o narrador do primeiro texto e participativo e o do segundo e narrativo no primeiro texto e na casa e o segundo no apartamento a critica e sobre a ceparacao de casais

    ResponderExcluir
  5. Uma amizade que surge das diferenças.
    Narradora em primeira pessoa.
    O Lugar - Apartamento.
    Crítica do Texto: A separação dos pais em relação aos filhos(divórcio).

    Douglas e Alex

    ResponderExcluir
  6. Ambos os textos falam de uma amizade que surge em meio a uma crise no casamento que chega a separação dos pais.
    Os textos "Separação" e "Amizade" são narrados na primeira pessoa (narrador personagem), já o texto "Uma amizade que surge das diferenças" é narrado na terceira pessoa (narrador onisciente neutro).
    As cenas dos textos ocorrem em locais variados (shopping, loja, casa...).
    Uma critica existente nos textos são os comportamentos dos pais em relação aos filhos.
    Vanessa'N & Alexsandra'M

    ResponderExcluir

Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...