O/a estudante que pretende fazer o ENEM precisa ter uma rotina de estudo. Para isso, vale criar horários e hábito de estudo e leitura. Estudar para o ENEM não significa apenas pegar o livro e ficar decorando, mas procurar ver as provas anteriores, respondê-las, conferir gabarito e analisar as questões que errou, e o assunto abordado nelas. Depois disso, deve estudar os temas que você errou. Além disso, procure assistir a jornais, ler revistas dos dois últimos anos para compreender os temas da atualidade etc.
As questões que você vai ler e responder foram retiradas de provas do ENEM. A acentuação não saiu na cópia. Procure rever o assunto acentuação e acentue as palavras.
QUESTÕES
– ENEM.
Para
falar e escrever bem, é preciso, além de conhecer o padrão formal da Língua
Portuguesa, saber adequar o uso da linguagem ao contexto discursivo. Para
exemplificar este fato, seu professor de Língua Portuguesa convida-o a ler o
texto Aí, Galera, de Luís Fernando Veríssimo. No texto, o autor brinca
com situações de discurso oral que fogem à expectativa do ouvinte.
Aí,
Galera
Jogadores
de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo “estereotipação”
? E, no entanto, por que não?
-
Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera.
-Minha
saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou
no recesso dos seus lares.
-
Como é?
-
Aí, galera.
-
Quais são as instruções do técnico?
-
Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com
energia otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de,
recuperado o esférico,concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de
meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do sistema
oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação.
-
Ahn?
-
É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá
eles sem calça.
-
Certo. Você quer dizer mais alguma coisa?
-
Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal, talvez mesmo
previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive,
genéticas?
-
Pode.
-
Uma saudação para a minha progenitora.
-
Como é?
-
Alô, mamãe!
-
Estou vendo que você é um, um...
-
Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde à expectativa de
que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim
sabota a estereotipação?
-
Estereoquê?
-
Um chato?
-
Isso.
Correio
Braziliense, 13/05/1998.
01
O
texto retrata duas situações relacionadas que fogem à expectativa do público.
São elas:
(A)
a saudação do jogador aos fãs do clube, no início da entrevista, e a saudação
final dirigida à sua mãe.
(B)
a linguagem muito formal do jogador, inadequada à situação da entrevista, e um
jogador que fala, com
desenvoltura,
de modo muito rebuscado.
(C)
o uso da expressão “galera” , por parte do entrevistador, e da expressão
“progenitora” , por parte do jogador.
(D)
o desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra “estereotipação” , e
a fala do jogador em “é pra dividir no
meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça” .
(E)
o fato de os jogadores de futebol serem vítimas de estereotipação e o jogador
entrevistado não corresponder ao
estereótipo.
02.
O
texto mostra uma situação em que a linguagem usada é inadequada ao
contexto. Considerando as diferenças
entre língua oral e língua escrita, assinale a opção que representa também uma
inadequação da linguagem usada ao
contexto:
(A)
“o carro bateu e capotô, mas num deu pra vê direito” - um pedestre que assistiu
ao acidente comenta com o outro que vai
passando.
(B)
“E aí, ô meu! Como vai essa força?” - um jovem que fala para um amigo.
(C)
“Só um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observação” - alguém
comenta em uma reunião de trabalho.
(D)
“Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretária
Executiva desta conceituada empresa” -
alguém que escreve uma carta candidatando-se a um emprego.
(E)
“Porque se a gente não resolve as coisas como têm que ser, a gente corre o
risco de termos, num futuro próximo,
muito pouca comida nos lares brasileiros” - um professor universitário em um
congresso internacional.
03.
A
expressão “pegá eles sem calça” poderia ser substituída, sem comprometimento de
sentido, em língua
culta,
formal, por:
(A)
pegá-los na mentira.
(B)
pegá-los desprevenidos.
(C)
pegá-los em flagrante.
(D)
pegá-los rapidamente.
(E)
pegá-los momentaneamente.
TEXTO
1
Irmã, escuta-me: não ames,
Quando a teus pés um homem terno
e curvo
jurar amor, chorar pranto de
sangue,
Não creias, não, mulher: ele te
engana!
As lágrimas são gotas da mentira
E o juramento manto da perfídia.”
Joaquim Manoel de Macedo
TEXTO 2
“Teresa, se algum sujeito bancar
o
sentimental em cima de você
E te jurar uma paixão do tamanho
de um
bonde
Se ele chorar
Se ele ajoelhar
Se ele se rasgar todo
Não acredite não Teresa
É lágrima de cinema
É tapeação
Mentira
CAI FORA”
Manuel Bandeira
04 Os autores, ao
fazerem alusão às imagens da lágrima sugerem que:
(A) há um tratamento idealizado
da relação homem/mulher.
(B) há um tratamento realista da
relação homem/mulher.
(C) a relação familiar é
idealizada.
(D) a mulher é superior ao homem.
(E)
a mulher é igual ao homem.
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