Leia o texto
Texto
1
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do
pátio
Catando comida
entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava
Nem cheirava:
Engolia com
voracidade.
O bicho não era um
cão,
Não era um gato.
Não era um rato.
O bicho, meu
Deus, era um homem.
BANDEIRA, Manuel. Poesias reunidas.
Rio de Janeiro: Ática, 1985.
1. (SAEB) O que motivou o bicho a
catar restos foi
A) a própria fome.
B) a imundice do pátio.
C) o cheiro da comida.
D) a amizade pelo cão.
2. No poema, a palavra quando estabelece relação de:
A) tempo
B) causa
C)
condição
D)
finalidade
3. (FAPA)
Leia o texto abaixo, de Vidas Secas, de Graciliano Ramos:
“Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos da catinga rala.”
Considere as afirmações abaixo a respeito do romance Vidas Secas:
I - O fragmento - parágrafo inicial do romance – apresenta o cenário da seca, que obriga uma família pobre do sertão a vagar triste e resignadamente em busca de um lugar onde possa sobreviver.
II - Como um típico Romance de 30, Vidas Secas aborda a estrutura econômica, social e histórica do Brasil daquela década, fazendo com que aspectos documentais estejam presentes na tessitura narrativa.
III - O mundo injusto e opressivo retratado em Vidas Secas é decorrente do latifúndio nordestino, responsável pela desigualdade social.
Quais são corretas?
(A) Apenas I
(B) Apenas I e II
(C) Apenas I e III
(D) Apenas II e III
(E) I, II e III
“Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos da catinga rala.”
Considere as afirmações abaixo a respeito do romance Vidas Secas:
I - O fragmento - parágrafo inicial do romance – apresenta o cenário da seca, que obriga uma família pobre do sertão a vagar triste e resignadamente em busca de um lugar onde possa sobreviver.
II - Como um típico Romance de 30, Vidas Secas aborda a estrutura econômica, social e histórica do Brasil daquela década, fazendo com que aspectos documentais estejam presentes na tessitura narrativa.
III - O mundo injusto e opressivo retratado em Vidas Secas é decorrente do latifúndio nordestino, responsável pela desigualdade social.
Quais são corretas?
(A) Apenas I
(B) Apenas I e II
(C) Apenas I e III
(D) Apenas II e III
(E) I, II e III
4. Podemos
associar o texto 1 ao 2 por quê?
A) ambos
tratam da condição de miséria a que o ser humano está submetido.
B) tanto o
texto I quanto o II pertencem ao regionalismo brasileiro.
C) o texto
I descreve um ambiente rural e o II um ambiente urbano.
D) ambos
formam escritos em prosa.
5. Associe os autores à temática abordada em
suas obras:
(1) Raquel
de Queiroz
(2)
Graciliano Ramos
(3) Jorge
Amado
(4) José
Lins do Rego.
( ) Abordou
o ciclo do cacau na Bahia, a condição da mulher em suas crônicas de costumes.
( ) Tratou
da decadência dos engenhos e da tristeza dos senhores de engenho.
( ) Valendo-se
de uma linguagem concisa, tratou da seca, na obra Vidas secas.
( ) tratou da seca, tomando como tema a seca
de 1915.
Texto
3
Todo ponto de vista é a vista de um
ponto
Ler
significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E
interpreta a partir de onde os pés pisam.
Todo
ponto de vista é um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber
como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma
releitura.
A
cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial
conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem
convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume
os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão
sempre uma interpretação.
Boff,
Leonardo. A águia e a galinha. 4ª ed. RJ: Sextante, 1999.
6.( SAEB) A expressão “com os
olhos que tem” (ℓ.1), no texto, tem o sentido de
(A) enfatizar a leitura.
(B) incentivar a leitura.
(C) individualizar a leitura.
(D) priorizar a leitura.
(E) valorizar a leitura.
Texto 4
Não se perca na rede
A Internet é o
maior arquivo público do mundo. De futebol a física nuclear, de cinema a
biologia, de religião a sexo, sempre há centenas de sites sobre qualquer
assunto. Mas essa avalanche de informações pode atrapalhar. Como chegar ao que
se quer sem perder tempo? É para isso que foram criados os sistemas de busca.
Porta de entrada na rede para boa parte dos usuários, eles são um filão tão bom que já existem às centenas também. Qual
deles escolher? Depende do seu objetivo de busca.
Há vários tipos.
Alguns são genéricos, feitos para uso no mundo todo (Google, por exemplo). Use
esse site para pesquisar temas universais. Outros são nacionais ou estrangeiros
com versões específicas para o Brasil (Cadê, Yahoo e Altavista). São ideais
para achar páginas “com.br”.
(Paulo D’Amaro)
Disponível
em: <http://galileu.globo.com/edic/116/rep_internet.htm>. Acesso em Julho
/2008
7. (SAEB)O artigo foi escrito por
Paulo D’Amaro. Ele misturou informações e análises do fato.
O período que apresenta uma
opinião do autor é
(A) “foram criados sistemas de
busca.”
(B) “essa avalanche de
informações pode atrapalhar.”
(C) “sempre há centenas de sites
sobre qualquer assunto.”
(D) “A internet é o maior arquivo
público do mundo.”
(E) “Há vários tipos.”
8. A
palavra eles, em negrito no texto, tem como referente:
A. futebol
e cinema
B) tempo
C)
sistemas de busca
D) tipos.
E)
estrangeiros
Texto 5
A língua está viva
Ivana Traversim
Na gramática,
como muitos sabem e outros nem tanto, existe a exceção da exceção. Isso não
quer dizer que vale tudo na hora de falar ou escrever. Há normas sobre as quais
não podemos passar, mas existem também as preferências de determinado autor –
regras que não são regras, apenas opções. De vez em quando aparece alguém
querendo fazer dessas escolhas uma regra. Geralmente são os que não estão bem
inteirados da língua e buscam soluções rápidas nos guias práticos de redação.
Nada contra. O problema é julgar inquestionáveis as informações que esses manuais
contêm, esquecendo-se de que eles estão, na maioria dos casos, sendo práticos –
deixando para as gramáticas a explicação dos fundamentos da língua portuguesa.
(...)
Com informação,
vocabulário e o auxílio da gramática, você tem plenas condições de escrever um
bom texto. Mas, antes de se aventurar, considere quem vai ler o que você
escreveu. A galera da faculdade, o pessoal da empresa ou a turma da balada? As
linguagens são diferentes.
Afinal, a língua
está viva, renovando-se sem parar, circulando em todos os lugares, em todos os
momentos do seu dia. Estar antenado, ir no embalo, baixar um arquivo, clicar no
ícone – mais que expressões – são maneiras de se inserir num grupo, de
socializar-se. (Você S/A, jun. 2003.)
(A) as regras gramaticais podem
transformar-se em exceção.
(B) a gramática permite que as
regras se tornem opções.
(C) a língua se manifesta em
variados contextos e situações.
(D) os manuais de redação são
práticos para criar idéias.
(E) é possível buscar soluções praticas na hora de escrever
10. Desenvolva
um artigo de opinião no qual você trate
do tema: “ a língua está viva”.
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