sábado, 1 de setembro de 2012

Redação- ENEM

         A redação exigida pelo ENEM é um texto dissertativo-argumentativo,ou seja,  um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.
         A estrutura dessa produção  deve ser apresentada em três partes: tese, argumentos e proposta de intervenção para solucionar o amenizar o problema discutido ao longo do texto. O mínimo de parágrafos aceitáveis são quatro: tese- primeiro parágrafo, os dois seguintes argumentos e o último a proposta de intervenção ou conclusão. O texto é corrigido a partir de cinco competências:

1. Demonstrar domínio da norma padrão  da língua escrita:
ü  ausência de marcas de oralidade e de registro informal;
ü  precisão vocabular;
ü  obediência às regras gramaticais de concordância nominal e verbal;
ü  regência nominal e verbal;
ü  pontuação;
ü  flexão de nomes e verbos;
ü  colocação de pronomes átonos;
ü  grafia das palavras;
ü  acentuação gráfica;
ü  emprego de letras maiúsculas e minúsculas;
ü  divisão silábica na mudança de linha (translineação).

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo:

ü  não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa será apenada com a nota 0 (zero) na redação, mesmo que a redação atenda às exigências dos outros critérios de correção. Você não  pode, portanto, elaborar um poema ou reduzir o seu texto à  narração de uma história;
ü  No processo argumentativo, você poderá dar exemplos de acontecimentos que justifiquem a tese, mas o texto não pode se  reduzir a uma narração, por esta não apresentar a estrutura de organização textual solicitada;
ü  examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim;
ü  utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo;
ü  evite recorrer a reflexões previsíveis, que demonstram pouca originalidade mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu foco. Esse é um dos principais problemas identificados nas  redações. Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ao tema ou fuga parcial ao tema.

     3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar  informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:

ü  relação lógica entre as partes do texto, criando unidade de sentido;
ü  precisão vocabular;
ü  progressão temática adequada ao desenvolvimento do tema, revelando que a redação foi planejada e que as ideias desenvolvidas são pouco a pouco apresentadas, em uma ordem lógica; e adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real.
ü  apresentação clara da tese e seleção dos argumentos que a sustentam;
ü  encadeamento lógico das ideias, de modo que cada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos;
ü  congruência entre as informações do texto e do mundo real; 
ü  precisão vocabular.

     4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à  construção da argumentação:

ü  encadeamento textual – A organização textual exige que as frases estabeleçam  entre si uma relação que garanta a sequenciação lógica do texto e a interdependência entre as ideias;
ü  as referências a pessoas, coisas, lugares, fatos são introduzidas e, depois,retomadas, à medida que o texto vai progredindo;
ü  esse processo pode ser expresso por pronomes, advérbios, artigos ou vocábulos de base lexical, estabelecendo relações de sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, uso de expressões resumitivas, expressões metafóricas ou  expressões metadiscursivas.

    5.Elaborar proposta de intervenção para  o problema abordado, respeitando os direitos humanos:

ü  a proposta de intervenção precisa ser detalhada de modo a
ü  permitir ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade;
ü  deve conter, portanto, a exposição da proposta e o detalhamento dos meios para realizá-la;
ü  sua proposta deve refletir seus conhecimentos de mundo, e sua coerência será um dos aspectos decisivos no processo de avaliação. Além disso, é necessário que ela respeite os direitos humanos, ou seja, não rompa com valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.

        Tabela de notas para cada competência: 0, 40, 80, 120,  
       160 e  200 pontos. 
       Fonte de pesquisa: guia Enem 2012.








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