A redação exigida pelo ENEM é um texto
dissertativo-argumentativo,ou seja, um texto opinativo que se
organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a
opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do
leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É
preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é
argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é
dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.
A estrutura dessa produção deve ser
apresentada em três partes: tese, argumentos e proposta de intervenção para
solucionar o amenizar o problema discutido ao longo do texto. O mínimo de
parágrafos aceitáveis são quatro: tese- primeiro parágrafo, os dois seguintes
argumentos e o último a proposta de intervenção ou conclusão. O texto é
corrigido a partir de cinco competências:
1. Demonstrar domínio da norma padrão da
língua escrita:
ü ausência
de marcas de oralidade e de registro informal;
ü precisão
vocabular;
ü obediência
às regras gramaticais de concordância nominal e verbal;
ü regência
nominal e verbal;
ü pontuação;
ü flexão
de nomes e verbos;
ü colocação
de pronomes átonos;
ü grafia
das palavras;
ü acentuação
gráfica;
ü emprego
de letras maiúsculas e minúsculas;
ü divisão
silábica na mudança de linha (translineação).
2. Compreender a proposta de redação e aplicar
conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro
dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo:
ü não
obediência à estrutura dissertativo-argumentativa será apenada com a nota
0 (zero) na redação, mesmo que a redação atenda às exigências dos outros critérios
de correção. Você não pode, portanto,
elaborar um poema ou reduzir o seu texto à narração de uma história;
ü No
processo argumentativo, você poderá dar exemplos
de acontecimentos que justifiquem a tese, mas o texto não pode se reduzir a uma narração, por esta não
apresentar a estrutura de organização textual solicitada;
ü examine,
com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início
e o fim;
ü utilize
informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está
atualizado em relação ao que acontece no mundo;
ü evite
recorrer a reflexões previsíveis, que demonstram pouca originalidade mantenha-se
dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar
do seu foco. Esse é um dos principais problemas identificados nas
redações. Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ao tema ou
fuga parcial ao tema.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em
defesa de um ponto de vista:
ü relação
lógica entre as partes do texto, criando unidade de sentido;
ü precisão
vocabular;
ü progressão
temática adequada ao desenvolvimento do tema, revelando que
a redação foi planejada e que as ideias desenvolvidas são pouco
a pouco apresentadas, em uma ordem lógica; e adequação
entre o conteúdo do texto e o mundo real.
ü apresentação
clara da tese e seleção dos argumentos que a sustentam;
ü encadeamento
lógico das ideias, de modo que cada parágrafo apresente informações novas,
coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições ou
saltos temáticos;
ü congruência
entre as informações do texto e do mundo real;
ü precisão vocabular.
4.Demonstrar
conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da
argumentação:
ü encadeamento
textual – A organização textual exige que as frases estabeleçam entre si uma relação
que garanta a sequenciação lógica do texto e a interdependência entre as ideias;
ü as
referências a pessoas, coisas, lugares, fatos são introduzidas e, depois,retomadas,
à medida que o texto vai progredindo;
ü esse
processo pode ser expresso por pronomes, advérbios, artigos ou vocábulos de
base lexical, estabelecendo relações de sinonímia, antonímia, hiponímia,
hiperonímia, uso de expressões resumitivas, expressões metafóricas ou expressões
metadiscursivas.
5.Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os
direitos humanos:
ü a
proposta de intervenção precisa ser detalhada de modo a
ü permitir
ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade;
ü deve conter,
portanto, a exposição da proposta e o detalhamento dos meios para realizá-la;
ü sua
proposta deve refletir seus conhecimentos de mundo, e sua coerência será um dos
aspectos decisivos no processo de avaliação. Além disso, é necessário que ela
respeite os direitos humanos, ou seja, não rompa com valores como cidadania,
liberdade, solidariedade e diversidade cultural.
Tabela de notas para cada competência:
0, 40, 80, 120,
160
e 200 pontos.
Fonte de pesquisa: guia Enem 2012.
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