quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dorival Caymmi




Biografia de Dorival Caymmi:
Dorival Caymmi (1914-2008) foi um cantor e compositor brasileiro, cantava os costumes e tradições da Bahia. Entre suas canções de sucesso estão "Samba da Minha Terra", "Marina", "Samba da Bahia", "O Dengo Que a Nega Tem" e "Saudade de Itapoã".
Dorival Caymmi (1914-2008) nasceu em Salvador, Bahia, no dia 30 de abril de 1914. Filho do funcionário público, descendente de italianos, Durval Henrique Caymmi e de Aurelina Soares Caymmi, descendente de portugueses e africanos. Seu pai tocava piano, violão e bandolim. Desde menino cantava no coro da igreja.
Dorival Caymme interrompeu os estudos no primeiro ano ginasial, para trabalhar como auxiliar de escritório e, depois, caixeiro-viajante. Nessa época aprende a tocar violão sozinho, desenvolvendo um estilo pessoal, e compõe suas primeiras canções, como "No Sertão" (1930). Começa a cantar no rádio e em 1935, estréia o programa "Caymmi e Suas Canções Praieiras" na Rádio Clube da Bahia.
Em 1938, tenta a sorte no Rio de Janeiro. Consegue apresentar-se na Rádio Transmissora cantando o samba "O Que É Que a Baiana Tem?", mais tarde incluído no filme Banana da Terra (1938), com Carmen Miranda, e que alcança sucesso nacional. Em 1939 passa a atuar na prestigiosa Rádio Nacional no Rio de Janeiro, onde conhece a caloura Stella Maris, com quem se casa. Emplaca nos anos 40 e 50 sucessos como "Samba da Minha Terra" (1940), "Rosa Morena" (1942), "Marina" (1947), "Não Tem Solução" (1952), "João Valentão" (1953), "Maracangalha" (1956).
Nos anos 70, foi condecorado pelo governo baiano. Apresenta as músicas "Oração para Mãe Menininha" (1972) e "Modinha para Gabriela", da trilha sonora da novela Gabriela.
Com problemas cardíacos, passou a apresenta-se esporadicamente em shows ao lado dos filhos Dori, Nana e Danilo, também músicos de sucesso. Em 60 anos de carreira, Dorival Caymmi gravou cerca de 20 discos, mas o número de versões de suas músicas feitas por outros intérpretes é praticamente incalculável. Sua obra, considerada pequena em quantidade, compensa essa falsa impressão com inigualável número de obras-primas. A editora Lumiar lançou em 1994 o songbook com suas obras, acompanhado por três CDs.
Dorival Caymmi morre de falência múltipla dos órgãos, no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto de 2008.
Disponível em: http://www.e-biografias.net/dorival_caymmi/ Acesso: 30/04/2014
Informações explícitas
1. De acordo com o texto, responda:
A. Quem foi Dorival Caymmi?
B. Qual a participação de Caymmi na música brasileira?
C. Quais foram suas canções de destaque?
D. Quando Caymmi começou  a trabalhar?
E. Que canção levou Caymmi a se destacar?
 Aspectos linguísticos
2. O texto foi escrito em 1ª ou 3ª pessoa?Justifique sua resposta com passagens do texto.
3. Os verbos estão no presente ou no passado?
4. Há palavras grafadas com letras maiúsculas no texto. Retire-as e explique por que estão grafadas com letras maiúsculas.
5. No texto, a maioria das palavras é escrita com letras maiúsculas ou minúsculas? Por que isso acontece?
Aspectos textuais
6. Esse texto está organizado em parágrafos. Indique a ideia central de cada parágrafo.
7. Cada autor procura organizar os parágrafos a partir de uma sequência de ideias. Reorganize os parágrafos desse texto a partir das ideias: nascimento, estudos, início da carreira, sucesso e morte.
8. Esse texto é uma biografia. Explique quais as características de uma biografia.
9. Escolha uma das imagens de Caymmi e componha um poema sobre ele.

2 comentários:

  1. no inicio do texto, o autor escreve que "Dorival caymmi é uma das principais figuras da música popular brasileira".No final do texto,conclui:"Caymmi costumava reunir a familia em seus shows".Por que,no começo do texto< o verbo ser está no presente e,no desfecho, o verbo costumar está no passado?

    ResponderExcluir
  2. no inicio do texto, o autor escreve que "Dorival caymmi é uma das principais figuras da música popular brasileira".No final do texto,conclui:"Caymmi costumava reunir a familia em seus shows".Por que,no começo do texto< o verbo ser está no presente e,no desfecho, o verbo costumar está no passado?

    ResponderExcluir

Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...