sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Gêneros textuais: crônica, cartaz e notícia

Leia o texto para responder às questões de 01 a 09.

Os certinhos e os seres do abismo

Luis Fernando Veríssimo

                Era assim no meu tempo de frequentador de aulas (“estudante” seria um exagero), mas não deve ter mudado muito. A não ser quando a professora ou o professor designasse o lugar de cada um segundo alguma ordem, como a alfabética – e, nesse caso, eu era condenado pelo sobrenome a sentar no fundo da sala, junto  com os Us, os Zs e os outros Vs –, os alunos se distribuíam pelas carteiras  de acordo com uma geografia a social espontânea, nem sempre bem defi nida, mas reincidente.
              Na frente, sentava a Turma do Apagador, assim chamada porque era a eles que a professora recorria para ajudar a limpar o quadro-negro e os próprios apagadores. Nunca entendi bem por que se sujar com pó de giz era considerado um privilégio, mas a Turma do Apagador era uma elite, vista pelo resto da aula como favoritos do poder e invejada e destratada com a mesma intensidade. Quando passavam  para os graus superiores, os apagadores podiam perder sua função e deixar de ser os queridinhos da tia, mas mantinham seus lugares e sua pose, esperando o  dia da reabilitação, como todas as aristocracias tornadas irrelevantes.
             Não se deve confundir a Turma do Apagador com os Certinhos e os Bundas de Aço. Os Certinhos ocupavam as primeiras fileiras para não se misturarem com a Massa que sentava atrás, os Bundas de Aço para estarem mais perto do quadro-negro e não perderem nada. Todos os apagadores eram certinhos mas nem todos os certinhos eram apagadores, e os bundas de aço não eram necessariamente certinhos. Muitos bundas de aço, por exemplo, eram excêntricos, introvertidos, ansiosos – enfim, esquisitos. Já os Certinhos autênticos se definiam pelo que não eram. Não eram nem puxa-sacos como os Apagadores, nem estranhos como os bundas de aço, nem medíocres como a Massa, nem bagunceiros como os Seres do Abismo, que sentavam no fundo, e sua principal característica eram os livros encapados com perfeição.
           Atrás dos apagadores, dos certinhos e dos bundas de aço ficava a Massa, dividida em núcleos, como o Núcleo do Nem Aí, formado por três ou quatro meninas que ignoravam as aulas, davam mais atenção aos próprios cabelos e, já que tinham esse interesse em comum, sentavam juntas; o Clube de Debates, algumas celebridades (a garota mais bonita da aula, o cara que desenhava quadrinho de sacanagem) e seus respectivos círculos de admiradores, e nós do Centrão Desconsolado, que só tínhamos em comum a vontade de estar em outro lugar.
            E no fundo sentavam os Seres do Abismo, cuja única comunicação com a frente da sala eram os ocasionais mísseis que disparavam lá de trás e incluíam desde o gordo que arrotava em vários tons até uma proto-dark, provavelmente a primeira da história, com tatuagem na coxa.

1. O texto pertence ao gênero:
A. conto    
B. carta   
C. fábula      
D. crônica.

2.  O narrador do texto está em:
A. primeira pessoa,narrador onisciente.
B. terceira pessoa, narrador onipresente.
C. primeira pessoa, narrador onipresente.
D. terceira pessoa,narrador onisciente.

3. Segundo o texto, os grupos presentes na sala de aula eram, da frente para trás:
A. os Seres do Abismo, o Clube dos Debates, os Aristocratas e a Elite.
B. a Turma do Apagador, Os Certinhos, a Massa e a Elite.
C. os Certinhos, a Massa, os Introvertidos, os Seres do Abismo.
D. a Turma do Apagador, os Certinhos, os Bunda de Aço, a Massa e os Seres do Abismo.

4. A divisão correta da Massa:
A. núcleo do Nem Aí, Clube dos Debates   e Centrão Desconsolado.
B. núcleo do Nem Aí, Excêntricos e Centrão Desconsolado.
C.  centrão Desconsolado, Certinhos e Núcleo de Debates.
D. núcleo do Nem Aí, Excêntricos e os Bunda de Aço.

5. O narrador pertencia ao núcleo do(s):
A. Seres do Abismo.
B. Certinhos.
C. Núcleo do Nem Aí.
D. Centrão Desconsolado.

6. Associe os grupos às características de cada grupo:

(1) Certinhos 
(2) Turma do Apagador 
(3) Seres do Abismo 
(4) Bundas de Aço.

(    ) ... cuja única comunicação com a frente da sala eram os ocasionais mísseis que disparavam lá de trás e incluíam...
 (   )...ocupavam as primeiras fileiras para não se misturarem com a Massa que sentava atrás...
 (    ) ...assim chamada porque era a eles que a professora recorria para ajudar a limpar o quadro-negro e os próprios apagadores.
(     )...para estarem mais perto do quadro-negro e não perderem nada.
A sequência que preenche CORRETAMENTE  os parêntese  é:

 A.  4, 3, 2, 1
 B. 3, 4, 1, 2.   
C. 3, 1, 2, 4     
D. 4, 1, 3, 2

7. Hoje os alunos que se destacam em sala de aula são chamados de NERDS. Qual dos grupos dessa sala de aula pode ser considerado NERDS.
A.  Certinhos 
B.  Turma do Apagador
C. Seres do Abismo 
D.  Bundas de Aço.

8. O grupo privilegiado era.
A.  Certinhos 
B.  Turma do Apagador
C. Seres do Abismo 
D.  Bundas de Aço.

9. A palavra em destaque na oração estabelece uma relação de:
“Quando passavam  para os graus superiores, os apagadores podiam perder sua função e deixar de ser os queridinhos da tia”
A. causa    
B. tempo
C. condição
D. lugar.

Leia o texto para responder as questões de 10 a 12.


10. “ Basta 15 minutos por dia mergulhado nos livros.” Essa informação sugere.
A. Que o leitor vá à praia por 15 minutos.
B. Que a leitura é algo cansativo.
C. Que a leitura exige muito tempo do leitor.
D. Que a leitura é algo simples e exige pouco tempo, mas traz muitos benefícios aos leitores.

11. A frase em que a palavra mergulho foi utilizada no mesmo sentido da frase presente no texto é
A. alguns pescadores mergulham sem uso de equipamento de segurança.
B. a moça mergulhou na piscina e não voltou mais.
C. muitas pessoas mergulham em sonhos impossíveis.
D.conheceu muitas espécies marítimas quando mergulhava para fazer reportagens sobre o fundo do mar.

12. Esse texto pode ser utilizado em uma campanha de:
A. incentivo à leitura.
B. combate à leitura.
C. desestímulo ao ato de ler.
D. desenvolvimento de materiais didáticos.

Leia o texto para responder às questões de 13 a 15

               Jovens se destacam em combate à pobreza mundial
             No marco das atividades do Dia Mundial de Combate à Pobreza, celebrado dia 17 de outubro, as iniciativas promovidas por cinco jovens que desenvolveram maneiras criativas e inovadoras de lutar contra a miséria nas próprias comunidades em que vivem receberam destaque na sede das Nações Unidas em Nova York. 
           São projetos de jovens líderes comunitários de locais tão distintos como Papua Nova Guiné, Ribeira Ocidental, Tadjiquistão, Moçambique, além da América Central.
Esta região está representada por Edith Castillo Núñez, do Panamá.
       Edith é a fundadora do Conselho Nacional da Juventude, que promove a participação dos jovens na adoção de políticas, tanto a nível nacional como dentro da comunidade. O Conselho, que reúne 105 organizações de jovens, trabalha ativamente em prol do fortalecimento e crescimento de pequenas organizações de jovens, na promoção de programas de prevenção da Aids e outras iniciativas destinadas a melhorar o meio ambiente e a saúde pública.
     Os esforços destes jovens líderes demonstram que os jovens possuem a capacidade para se tornarem importantes fontes de mudança e adotar iniciativas diretas com a meta de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", afirma Mark Malloch Brown, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Entre estes objetivos, se encontra a urgente necessidade de lutar contra a pobreza extrema, que afeta a mais de 1.2 milhões de pessoas em todo o mundo. (Por: Evandro Bonfim -Fonte: Adital)

13. O destaque dessa notícia é:
A. a pobreza extrema presente no Brasil
B. os jovens que desenvolveram ações para combater a pobreza extrema.
C. o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento.
D. a comemoração do dia Dia Mundial de Combate à pobreza.

14. A opinião de Mark Malloch Brown sobre a iniciativa dos jovens é:
A. os esforços destes jovens líderes demonstram que os jovens possuem a capacidade para se tornarem importantes fontes de mudança(...)
B. (...)trabalha ativamente em prol do fortalecimento e crescimento de pequenas organizações de jovens (...)
C. (...) as iniciativas promovidas por cinco jovens que desenvolveram maneiras criativas e inovadoras de lutar contra a miséria nas próprias comunidades (...)
D. (...)outras iniciativas destinadas a melhorar o meio ambiente e a saúde pública.

15. De acordo com o texto, a pobreza extrema afeta:
A. 105 mil pessoas no Brasil.
B. 105 mil famílias no mundo.
C. 1,2 milhões de pessoas a apenas no Brasil.
D. 1,2 milhões de pessoas no mundo

Gabarito
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
D
A
D
A
D
C
D
B
B
D
C
A
B
C
D








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...