Leia o texto para responder às questões de 01 a 09.
Os certinhos e os seres do abismo
Luis
Fernando Veríssimo
Era assim no meu tempo de
frequentador de aulas (“estudante” seria um exagero), mas não deve ter mudado
muito. A não ser quando a professora ou o professor designasse o lugar de cada
um segundo alguma ordem, como a alfabética – e, nesse caso, eu era condenado
pelo sobrenome a sentar no fundo da sala, junto
com os Us, os Zs e os outros Vs –, os alunos se distribuíam pelas
carteiras de acordo com uma geografia a
social espontânea, nem sempre bem defi nida, mas reincidente.
Na frente, sentava a Turma do
Apagador, assim chamada porque era a eles que a professora recorria para
ajudar a limpar o quadro-negro e os próprios apagadores. Nunca entendi bem
por que se sujar com pó de giz era considerado um privilégio, mas a Turma do
Apagador era uma elite, vista pelo resto da aula como favoritos do poder e
invejada e destratada com a mesma intensidade. Quando passavam para os graus superiores, os apagadores
podiam perder sua função e deixar de ser os queridinhos da tia, mas mantinham
seus lugares e sua pose, esperando o
dia da reabilitação, como todas as aristocracias tornadas
irrelevantes.
Não se deve confundir a Turma do Apagador com os
Certinhos e os Bundas de Aço. Os Certinhos ocupavam as primeiras fileiras
para não se misturarem com a Massa que sentava atrás, os Bundas de Aço para
estarem mais perto do quadro-negro e não perderem nada. Todos os apagadores
eram certinhos mas nem todos os certinhos eram apagadores, e os bundas de aço
não eram necessariamente certinhos. Muitos bundas de aço, por exemplo, eram
excêntricos, introvertidos, ansiosos – enfim, esquisitos. Já os Certinhos
autênticos se definiam pelo que não eram. Não eram nem puxa-sacos como os Apagadores,
nem estranhos como os bundas de aço, nem medíocres como a Massa, nem
bagunceiros como os Seres do Abismo, que sentavam no fundo, e sua principal
característica eram os livros encapados com perfeição.
Atrás
dos apagadores, dos certinhos e dos bundas de aço ficava a Massa, dividida em
núcleos, como o Núcleo do Nem Aí, formado por três ou quatro meninas que
ignoravam as aulas, davam mais atenção aos próprios cabelos e, já que tinham
esse interesse em comum, sentavam juntas; o Clube de Debates, algumas
celebridades (a garota mais bonita da aula, o cara que desenhava quadrinho de
sacanagem) e seus respectivos círculos de admiradores, e nós do Centrão
Desconsolado, que só tínhamos em comum a vontade de estar em outro lugar.
E no fundo sentavam os Seres do Abismo, cuja única comunicação com a
frente da sala eram os ocasionais mísseis que disparavam lá de trás e incluíam
desde o gordo que arrotava em vários tons até uma proto-dark, provavelmente a
primeira da história, com tatuagem na coxa.
1. O texto pertence ao gênero:
A. conto
B. carta
C. fábula
D. crônica.
2. O
narrador do texto está em:
A. primeira pessoa,narrador onisciente.
B. terceira pessoa, narrador onipresente.
C. primeira pessoa, narrador onipresente.
D. terceira pessoa,narrador onisciente.
3. Segundo o texto, os grupos presentes na sala
de aula eram, da frente para trás:
A. os Seres do Abismo, o Clube dos Debates, os
Aristocratas e a Elite.
B. a Turma do Apagador, Os Certinhos, a Massa e a
Elite.
C. os Certinhos, a Massa, os Introvertidos, os
Seres do Abismo.
D. a Turma do Apagador, os Certinhos, os Bunda de
Aço, a Massa e os Seres do Abismo.
4. A divisão
correta da Massa:
A. núcleo do Nem Aí, Clube dos Debates e Centrão Desconsolado.
B. núcleo do Nem Aí, Excêntricos e Centrão
Desconsolado.
C. centrão
Desconsolado, Certinhos e Núcleo de Debates.
D. núcleo do Nem Aí, Excêntricos e os Bunda de
Aço.
5. O narrador pertencia ao núcleo do(s):
A. Seres do Abismo.
B. Certinhos.
C. Núcleo do Nem Aí.
D. Centrão Desconsolado.
6. Associe os grupos às características de cada
grupo:
(1) Certinhos
(2) Turma do Apagador
(3) Seres do Abismo
(4) Bundas de Aço.
( ) ... cuja
única comunicação com a frente da sala eram os ocasionais mísseis que
disparavam lá de trás e incluíam...
( )...ocupavam as primeiras fileiras para
não se misturarem com a Massa que sentava atrás...
( ) ...assim chamada porque era a eles que a
professora recorria para ajudar a limpar o quadro-negro e os próprios
apagadores.
( )...para
estarem mais perto do quadro-negro e não perderem nada.
A sequência que preenche
CORRETAMENTE os parêntese é:
A. 4, 3, 2, 1
B. 3, 4, 1, 2.
C. 3, 1, 2, 4
D. 4, 1, 3, 2
7. Hoje os alunos que se destacam em sala de aula
são chamados de NERDS. Qual dos grupos dessa sala de aula pode ser
considerado NERDS.
A. Certinhos
B. Turma
do Apagador
C. Seres
do Abismo
D. Bundas
de Aço.
8. O grupo privilegiado era.
A.
Certinhos
B. Turma
do Apagador
C. Seres
do Abismo
D. Bundas
de Aço.
9. A palavra em destaque na oração estabelece uma
relação de:
“Quando passavam para os graus superiores, os apagadores
podiam perder sua função e deixar de ser os queridinhos da tia”
A. causa
B. tempo
C. condição
D. lugar.
Leia o texto para responder as questões de 10 a 12.
10. “ Basta 15 minutos por dia mergulhado nos livros.” Essa informação sugere.
A. Que o leitor vá à praia por 15 minutos.
B. Que a leitura é algo cansativo.
C. Que a leitura exige muito tempo do leitor.
D. Que a leitura é algo simples e exige pouco tempo,
mas traz muitos benefícios aos leitores.
11. A frase em que a palavra mergulho foi utilizada
no mesmo sentido da frase presente no texto é
A. alguns pescadores mergulham sem uso de equipamento
de segurança.
B. a moça
mergulhou na piscina e não voltou mais.
C. muitas pessoas mergulham em sonhos impossíveis.
D.conheceu muitas espécies marítimas quando
mergulhava para fazer reportagens sobre o fundo do mar.
12. Esse texto pode ser utilizado em uma campanha de:
A. incentivo à leitura.
B. combate à leitura.
C. desestímulo ao ato de ler.
D. desenvolvimento de materiais didáticos.
Leia o texto para responder às questões de 13 a 15
No marco das atividades do Dia
Mundial de Combate à Pobreza, celebrado dia 17 de outubro, as iniciativas
promovidas por cinco jovens que desenvolveram maneiras criativas e inovadoras
de lutar contra a miséria nas próprias comunidades em que vivem receberam
destaque na sede das Nações Unidas em Nova York.
São projetos de jovens líderes comunitários de
locais tão distintos como Papua Nova Guiné, Ribeira Ocidental, Tadjiquistão,
Moçambique, além da América Central.
Esta região está representada por Edith Castillo
Núñez, do Panamá.
Edith é a fundadora do Conselho Nacional da
Juventude, que promove a participação dos jovens na adoção de políticas,
tanto a nível nacional como dentro da comunidade. O Conselho, que reúne 105
organizações de jovens, trabalha ativamente em prol do fortalecimento e
crescimento de pequenas organizações de jovens, na promoção de programas de
prevenção da Aids e outras iniciativas destinadas a melhorar o meio ambiente
e a saúde pública.
Os esforços
destes jovens líderes demonstram que os jovens possuem a capacidade para se
tornarem importantes fontes de mudança e adotar iniciativas diretas com a
meta de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", afirma
Mark Malloch Brown, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
(PNUD). Entre estes objetivos, se encontra a urgente necessidade de lutar
contra a pobreza extrema, que afeta a mais de 1.2 milhões de pessoas em todo
o mundo. (Por: Evandro Bonfim -Fonte:
Adital)
13. O destaque dessa notícia é:
A. a pobreza extrema presente no Brasil
B. os jovens que desenvolveram ações para combater a
pobreza extrema.
C. o Programa das Nações Unidas para o
desenvolvimento.
D. a comemoração do dia Dia Mundial de Combate à
pobreza.
14. A opinião de Mark Malloch Brown
sobre a iniciativa dos jovens é:
A. os esforços
destes jovens líderes demonstram que os jovens possuem a capacidade para se
tornarem importantes fontes de mudança(...)
B.
(...)trabalha ativamente em prol do fortalecimento e crescimento de pequenas
organizações de jovens (...)
C. (...) as iniciativas promovidas por cinco jovens que desenvolveram maneiras
criativas e inovadoras de lutar contra a miséria nas próprias comunidades
(...)
D. (...)outras
iniciativas destinadas a melhorar o meio ambiente e a saúde pública.
15. De acordo com o texto, a pobreza extrema
afeta:
A. 105 mil pessoas no Brasil.
B. 105 mil famílias no mundo.
C. 1,2 milhões de pessoas a apenas no Brasil.
D. 1,2 milhões de pessoas no mundo
Gabarito
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