quarta-feira, 12 de março de 2014

O tráfico de seres humanos ainda existe?

Você que assiste ao noticiário do Brasil e do mundo já ouviu falar que  um dos maiores desafios dos países na atualidade é o combate ao tráfico de seres humanos. Caso não tenha assistido, veja essas imagens e reflita!

1. De acordo com essas imagens, quem está mais vulnerável ao tráfico de seres humanos? Por quê?
2. Para que essas pessoas são traficadas?
3. Que outros grupos também são traficados?
4. Como reconhecer uma situação de ameaça de tráfico humano?
5. Como se defender de possíveis traficantes de pessoas?
6. Produza uma carta de alerta aos jovens e às crianças sobre como se defender de uma possível situação de tráfico humano.
7. Você leu nesse Blog um pouco sobre Castro Alves e o grito de alerta contra o tráfico negreiro no século XIX. Com esse grito ele sensibilizou muitas pessoas da época. No século XX, as telenovelas surgiram como veículos de denúncia de situações de exploração humana. Que telenovela/as exploraram a condição do tráfico de mulheres?
8. Atualmente, foi lançada a Campanha da Fraternidade. Que tema e lema ela traz? Qual a imagem da campanha da fraternidade?


Grito de alerta: Castro Alves

Castro Alves, poeta dos escravos! Antonio Frederico de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847.  Como afirmou Camões: Mais serviria, se não fora/Pera tão longo amor tão curta a vida!, Castro Alves foi  ceifado prematuramente em  06 de julho de 1871, sua breve  passagem   pela vida foi suficiente para marcar as Letras Brasileiras com a dor do povo africano que foi traficado para o Brasil. Através de uma poesia densa  e dramática, ele deu voz aos escravos traficados da África e mostrou, com  descrições perfeitas, o horror a que eles  eram submetidos.
Navio negreiro é um dos poemas de maior destaque de Castro Alves. Esse poema foi declamado em 7 de setembro  de 1868, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. É um poema épico, dividido em seis cantos:
O 1º canto exalta a beleza natural, tema importante para os românticos: Stramos em pleno mar[...].
O 2º canto elogia os marinheiros, identificados por sua nacionalidade, povo nobre, respeitável... Nautas de todas as plagas[...]
O 3º canto opõe a beleza natural e a braveza dos marinheiros ao horror a que são submetidos os negros em porão fétido do navio: Que cena infame[...]!
O 4º canto é descritivo para mostrar os mínimos detalhes de tanta crueldade e sofrimento: Era um sonho dantesco[...]
O 5º canto é um desabafo do eu lírico ante a miséria humana dos traficantes de negros. Ele começa com uma ironia: E existe um povo que a bandeira empresta/p’ra cobrir tanta infâmia e cobardia!... ao final do poema, o eu lírico invoca Andrada para arrancar o pendão dos ares e Colombo a fechar o mar, pois é vergonhoso o resultado das Grandes Navegações e do desejo de liberdade.


Para refletir e produzir
1.  Como Castro Alves denunciou as condições  miseráveis a que eram submetidos os negros ? Indique os cantos do poema Navio Negreiro em que essas informações aparecem.
2. Com qual imagem o poema Navio negreiro mais se parece? Por quê?
3. Que imagens poderiam ser descritas a partir de uma relação causa consequência? Por quê?
4. Que palavras do texto verbal você desconhece? Procure identificar o significado delas através do contexto.
5. Há alguma palavra com a escrita diferente do que se escreve hoje? Qual/quais?

6. Escolha uma das imagens  e escreva: um texto de memórias, uma carta do leitor, uma crônica ou um poema.

7. A África teve seus filhos traficados para serem escravos, mas com eles vieram informações culturais e linguísticas. Pesquise as práticas culturais e as  palavras de origem africana que foram incorporadas à cultura brasileira.

Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...