sábado, 30 de agosto de 2014

Tema da atualidade: preconceito

Leia o texto

1. Indique o tema abordado no texto.

2. Esse texto pertence ao gênero textual:

A. artigo de opinião
B. notícia.
C. Crônica.
D. Conto.

3. Quem é o autor desse texto?

4. Em que veículo esse texto circulou?

5. De acordo com o texto:

A. o Brasil é realmente um país sem preconceito?  Retire do texto três argumentos que confirmam a sua resposta.
B. na África o  Aparthaid acabou? Como o autor comprova a resposta?
C. por que a planta dos apartamentos reforça o preconceito?
D. como o preconceito aparece na relação entre os estudantes?
E.que livro trata do preconceito?
F. como a família age após a morte da barata?
G. que grupos sofrem preconceito?
H. como o preconceito funciona no Brasil?

6. Retire do texto todos os operadores argumentativos e indique a relação que eles estabelecem no texto.

7. Você concorda ou discorda do ponto de vista do autor? Apresente argumentos para justificar sua resposta.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Concordância nominal e Coerência textual


Coesão e coerência

         Quando trabalhamos com os recursos linguísticos,  é necessário aplicar atividades que trabalhem a funcionalidade desses elementos em um texto. 
          Para a atividade abaixo, mobilizou-se os conhecimentos de pronomes,  de preposições  e verbos em textos. Outra abordagem foi a reorganização de um texto cujos parágrafos foram alterados. Com essa atividade,abordou-se, de forma contextualizada,  a coesão e coerência textuais.
           Atividade   para revisão no ensino e médio.No  ensino  fundamental, pode ser uma  atividade para fechamento de unidade de ensino.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Carta inesperada


Texto 1


Texto 2

Texto 3
Imagine receber uma carta de uma menina que você não sabe quem é?
Essa é a fantástica  história de Ana e Pedro. Nesse livro, esses adolescentes trocam cartas e aos poucos vão levando o leitor a viajar por São Paulo e BH. Como se não bastasse essa viagem, o leitor ainda se delicia com poesia, reflexão sobre a vida e a morte, além de um contexto político que retrata a perspectiva de jovens de 16 anos que vão  votar pela primeira vez. Com um tom leve e descontraído, os autores nos levam a sentir-nos Ana e Pedro, Pedro e Ana...Pois a história deles é também a história do leitor que já foi ou ainda é adolescente.  

1. Leia as capas do livro e responda:
A. Qual o título da obra?
B.Quem são os autores?
C. Quem ilustrou o livro?
D. Para que séries ele se destina?
E. Qual editora publicou esse livro?
F. Esse livro pode ser vendido? Por quê?
G.Quem são as personagens do texto?
H.Com que finalidade Ana escreve?
I.O que  Pedro responde em suas  cartas?
J.Onde Ana mora e de que gosta?
K. Onde Pedro mora e de que gosta?
L.Durante quanto tempo os jovens se corresponderam?
M. Como você explica o final do texto: de dois tornam-se quatro?

2. O texto da 2ª capa do livro pode ser classificado como:
A. Carta.
B. Resumo.
C. Fábula
D. Lenda.

3. Como o livro é analisado no texto 3?

4. De acordo com a análise, esse livro interessa apenas a quem é adolescente? Por quê?





segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Facebook em sala de aula.

Desenvolvo atividades com alguns textos do Facebook. Esse trabalho é importante, pois aproxima os estudantes um pouco mais da sala de aula sem deixar de lado o que eles gostam. Essa atividade possibilita uma leitura multimodal, pois esse recurso midiático trabalha com a imagem e a palavra, associando-as ou não. Outro fator importante é o uso de recursos expressivos como ambiguidade, pontuação, grafia das palavras etc. 
                         Texto 1

Texto publicado no Facebook em: 01/08/2014 
1. Quais problemas sociais são abordados nesse texto?
2. Caso você ouvisse alguém ler esse texto, você perceberia as alterações presentes nele? Por quê?
3. As alterações presentes nesse texto são, predominantemente, de origem ortográfica, morfológica ou sintática?
4. Selecione as palavras de acordo com a alteração:
a. acentuação-
b. pontuação-
c. concordância nominal-
d. grafia das palavras -
5. Reescreva o texto para adequá-lo à norma culta.
6. Você considera que o produtor desse texto cometeu erros ou queria chamar atenção para os problemas que estava abordando? Justifique sua resposta. 

                       Texto 2

7. Que crítica esse texto pretende transmitir?
8. Qual o público alvo dessa crítica?
9. Que regra gramatical foi utilizada para estabelecer a crítica no texto?
10. Desenvolva um artigo de opinião sobre o uso excessivo que muitas meninas fazem do corpo, deixando de lado a capacidade de pensar.

Cora Coralina


            Ana  Lins dos Guimarães Peixoto Pretas - Cora Coralina- Nasceu em Goiás em 1889. A trajetória literária de Cora é tão sublime quanto a leveza de seus textos, escreveu desde moça, mas só aos 76 anos teve  a primeira obra publicada e aos 90,  Carlos Drummond de Andrade a apresentou ao mercado nacional.
          Embora escreva no período do Modernismo e Pós-Modernismo, não se filia a escolas literárias, mas é uma contadora de história que traz aos leitores um pouco de tudo que há nesse Brasil multifacetado: contos de causos, cotidiano, inquietações humanas, Goiás - seu mundo-... 
          Faleceu em 1985, deixando nos a possibilidade de decidir: ler ou não suas obras?

         OBRAS: ESTÓRIAS  DA CASA VELHA DA PONTE;
                         POEMAS DOS BECOS DE GOIÁS E ESTÓRIAS MAIS;
                         MEU LIVRO DE CORDEL;
                        O TESOURO DA CASA VELHA;
                        VINTÉM DE COBRE;
                         OS MENINOS VERDES;
                         A MOEDA DE OURO QUE O PATO ENGOLIU;
                         O PATO AZUL-POMBINHO.

           
VAMOS NAVEGAR NESSA OBRA?      
       
 


Texto 1 QUESTÃO 1========================= Na primeira oração, a vírgula foi utilizada, porque há A) um vocativo. B) um aposto. C) um...